laser pointers high powered laser green laser blue laser pointer viridian laser laser pointer for cats laser pointer pen most powerful laser laser pointer pen green laser laser pointer pen laser pointers green laser viridian laser
SEB - Sociedade Entomológica do Brasil - Diretorias Anteriores

Rodovia GO-462, Km 12 | Santo Antônio de Goiás – GO

+55 (62) 3533-2206

Diretorias Anteriores

2012/2016 - Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves

2012/2016 - Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1982), mestrado (1990) e doutorado (1998) em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz - ESALQ/USP.

Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, controle microbiano, com maior ênfase para a utilização de entomopatógenos e parasitoides.

Participa de projetos de controle de pragas com entomopatógenos, controle biológico conservativo de entomopatógenos, seletividade de entomopatógenos a inimigos naturais em especial parasitoides e controle biológico com parasitoides. Desenvolve também estudos de otimização de processos de produção de fungos entomopatogênicos em especial Beauveria bassiana.

Desenvolve estudos de seleção e caracterização de isolados de Bacillus thuringiensis para Noctuídios e broca-do-cafeeiro Hypothenemus hampei visando o desenvolvimento de produtos para o controle biológico bem como de proteínas para utilização em plantas geneticamente modificadas. Atua na formação de recursos humanos orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem colaboração de pesquisa com IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Embrapa/CNPsoja, UFTPR de Dois Vizinhos, Embrapa Rondonia e Cenargen.

Foi presidente da da Sociedade Entomológica do Brasil de 2012 a 2016 e foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Londrina onde atualmente é vice coordenador. É professor colaborados do mestrado em Agroecossistemas. Atua também como editor adjunto da revista Semina Agrárias. É avaliador de projetos de diversas agências de fomento entre elas a FAPESP, FEPAMIG e FACEP. Participa do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL e do Programa de Mestrado em Agroecossistemas da UTFPR de Dois Vizinhos. Participou do Curso de Mestrado Profissional em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária. Atualmente é membro do CA de Agronomia do CNPQ.

2008/2012 - Antonio Ricardo Panizzi

2008/2012 - Antonio Ricardo Panizzi

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo (1972), graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1972), mestrado em Ciências Biológicas Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1975) e doutorado Ph D em Entomologia pela Universidade da Flórida (1985). Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; professor colaborador (orienta e ministra disciplina) na Universidade Federal do Paraná; editor-chefe Anais da Sociedade Entomológica do Brasil (1993-1999); editor-associado da Neotropical Entomology, Scientia Agricola, Acta Biologica Paranaense; e membro do Comite Editorial Internacional da Revista Brasileira de Entomologia. Membro do Comitê Assessor em Agronomia do CNPq por 4 vêzes (duas como titular e duas como suplente). Tem experiência na área de Entomologia ao nível nacional e internacional, atuando em ecologia, nutrição, interação insetos/plantas e manejo integrado de pragas (MIP) em soja, Pentatomidae e outros percevejos (Hemiptera). Consultor da FAO na Turquia, consultor na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Foi pesquisador visitante em Tsukuba, Japão, Universidade de Connecticut, EUA, e pesquisador senior no USDA em Peoria, IL, EUA via Projeto Labex da Embrapa. Autor no Annual Review of Entomology, editor principal dos livros 'Ecologia Nutricional de Insetos e suas Implicações no Manejo Integrado de Pragas' (1991), 'Bioecologia e Nutrição de Insetos. Base para o Manejo Integrado de Pragas' (2009), e 'Insect Bioecology and Nutrition for Integrated Pest Management' (2012) e co-editor do livro ´Heteroptera of Economic Importance´ (2000), de abrangência mundial.
Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil (2008-2012). Eleito 'Sócio Honorário' da Sociedade Entomológica do Brasil em 2014.

2006/2008 - Adalecio Kovaleski

2006/2008 - Adalecio Kovaleski

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1982) , Mestrado Em Ciências Biológicas Entomologia pela Universidade de São Paulo (1988) , Doutorado Em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1997) , curso-tecnico-profissionalizante em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Sertão (1977) e ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Ginásio Estadual ``Prefeito Libano Alves de Oliveira`` (1974) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Presidente da Câmara da Indústria Comércio Agricultura e Serviços de Vacaria, da Delegacia Federal de Agricultura no RS, Consultor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Representante da CIC da Prefeitura Municipal de Vacaria. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tephritidae, Maçã, ecologia, moscas-das-frutas.

2002/2006 - Roberto Antonio Zucchi

2002/2006 - Roberto Antonio Zucchi

É professo titular do Departamento de Entomologia e Acarologia, ESALQ/USP, onde foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Entomologia e Chefe do Departamento. Obteve o título de mestre e doutor em Entomologia pela ESALQ, com estudos taxonômicos do gênero Anastrepha. Realizou o curso de especialização de Taxonomia de Insetos e Ácaros de Importância Agrícola no então Commonwealth Institute of Entomoloy, Inglaterra. Foi membro da Comissão Organizadora de vários eventos entomológicos. Gerente de Editoração dos Anais da SEB (1996 – 1998) e da Netropical Entomology (2001 – 2008). Editor Adjunto dos Anais da SEB (1999 – 2000) e da Neotropical Entomology (desde 2001). Editor do Informativo da SEB (1995 – 2008). Membro do Fruit Fly Steering Committee (2002 – 2010). Responsável pelas listas-de-discussão: SEB-l e wgfruitfly-l. Foi homenageado pelos autores das espécies: Sciapus zucchii Milward-de-Azevedo, 1985 (Dolichopodidae); Zucchiella atlantica Mello, 1990 (Gryllidae); Heliothrips zucchi Mound & Monteiro, 1997 (Thripidae); Anastrepha zucchii Norrbom, 1998 (Tephritidae) e Trichogramma zucchii Querino, 2004 (Trichogrammatidae). Orientou vários alunos de mestrado e de doutorado e supervisionou a pesquisa de aluna de pós-doutorado. É autor de vários livros, capítulos de livros e trabalhos científicos. É pesquisador 1A do CNPq. É membro honorário da SEB.

1998/2002 - Flávio Moscardi

1998/2002 - Flávio Moscardi

Foi pesquisador da Embrapa Soja, onde foi coordenador da equipe de entomologia e chefe geral da Instituição. Foi membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq por três mandatos, dos Conselhos do Congresso Internacional de Proteção de Plantas, do Congresso Internacional de Entomologia, do Congresso Mundial de Pesquisa de Soja e do Grupo de Especialistas da FAO/UNEP em Manejo Integrado de Pragas (MIP). Foi Conselheiro e Editor Adjunto dos Anais da SEB. Foi Presidente do IX CBE (Londrina, 1984), do V Siconbiol (Foz do Iguaçu, 1996), Presidente do Comitê Científico do XXI Congresso Internacional de Entomologia (Foz do Iguaçu-PR, 2000) e Presidente do VII Coloquium of Invertebrate Pathology and Microbial Control (Foz do Iguaçu-PR, 2002). É membro do corpo editorial da Revista "Biological Control”. Professor do Curso de Pós-Graduação da UFPR/Curitiba-PR e da UEL/Londrina-PR. Desenvolve pesquisas com MIP da soja, com ênfase no controle microbiano de pragas. Pesquisador 1 A (CNPq). Atuou como consultor da FAO e outras organizações internacionais em vários países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, ilhas do Caribe, Tanzânia, Indonésia, Filipinas, Índia e Coréia do Norte em Controle Biológico e MIP. Prêmios: Jovem Cientista (CNPq, 1983, 1 lugar), Frederico de Menezes Veiga (Embrapa, 1991), Award of Distinction (XIII International Plant Protection Congress,1995, Award in Agriculture (1996), The Third World Network of Scientific Organizations, The Third World Academy of Sciences, (1997), Láurea de Mérito Científico (Confea, 2001) Medalha Paulista de Mérito Científico (2001), Comenda da Ordem Científica (2002). Em 2003 foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

1995/1998 - José Roberto Postali Parra

1995/1998 - José Roberto Postali Parra

É engenheiro agrônomo, formado em 1968 na ESALQ, e iniciou a carreira de pesquisador no IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Atualmente é professor Titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP em Piracicaba, SP, onde foi chefe do Departamento e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Entomologia. Foi Diretor da ESALQ (2003 a 2006). Foi editor internacional e atualmente é Editor da Seção Controle Biológico da Neotropical Entomology. Realizou pós-doutorado na Universidade de Illinois, EUA, na área de nutrição de insetos. Desenvolve pesquisas em Biologia de Insetos e em Controle Biológico. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq. É membro do Comitê Assessor do CNPq pela quarta vez; atualmente, é Coordenador Adjunto da Fapesp na área de Ciências da Vida. Foi membro do Comitê Editorial do CNPq. Foi Presidente da Comissão de Ética da USP. Pesquisador 1A do CNPq. Prêmios: Edilson Bassoli de Oliveira (SEB, 1991), destaque da Pesquisa (USP, 1993), Prêmio Frederico de Menezes Veiga (Embrapa, 1997), Destaque da Citricultura (Fundecitrus, 2000), Medalha Paulista de Mérito Científico (Governo de São Paulo, 2001), Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República, 2002), Prêmio IAC, 2004, Medalha Fernando Costa, 2005. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS (Academy of Sciences for the Developing World). É membro fundador da SEB. É autor de vários livros, orientou cerca de 90 alunos entre Mestres e Doutores. Possui inúmeras publicações em revistas de impacto na área de sua especialidade. Atualmente, é vice-presidente da IOBC Global.

1991/1995 - Evaldo Ferreira Vilela

1991/1995 - Evaldo Ferreira Vilela

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK, e estágios pós-doutor nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen e California-Berkeley. Professor Titular e atualmente Professor Voluntário/Colaborador da UFV. Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa. Foi membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, Membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT; do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária, encomendado pelo CTAgro/MCT/CNPq. Foi Secretário Adjunto de C&T e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2013) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agronomia, Entomologia, Feromônios e Comportamento de Insetos, Controle Biológico e Ecologia Química. Mais recentemente, tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - Simi e atuado no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development; é membro do Fundo de Capital Semente CRIATEC do BNDES. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Pesquisador 1A do CNPq. Foi Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e é seu atual Presidente.

1984/1991 - Jocélia Grazia

1984/1991 - Jocélia Grazia

A premiada foi a Dra. JOCELIA GRAZIA, graduada em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado no American Museum of Natural History, New York |(AMNH). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista Pesquisador 1A do CNPq. Na UFRGS exerceu vários cargos administrativos, entre eles, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Presidente da Câmara de Pós-Graduação e Presidente da Câmara de Pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Zoologia do CNPq e inúmeras agências de fomento do Brasil e Exterior. Foi Presidente da International Heteropterists' Society no quadriênio 2002-2006. No país exerceu a Presidência da Sociedade Entomológica do Brasil por dois mandatos (1981-1990) e foi Editora dos Anais da Sociedade Entomológica do Brasil (1978-1984). Tem experiência na área de Zoologia com ênfase em Taxonomia de Grupos Recentes atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, filogenia, diversidade, biogeografia, morfologia de imaturos, Heteroptera, Pentatomoidea, Pentatomidae. Publicou 176 artigos em periódicos, titulou 18 Mestres e 12 Doutores e orientou cerca de uma centena de estudantes de graduação. É autora de cerca de 200 nomes novos para a ciência (gêneros e espécies).

1978/1987 - Fernando Mesquita Lara

1978/1987 - Fernando Mesquita Lara

Professor Titular (aposentado) do Departamento de Entomologia e Nematologia da FCAV – UNESP, Jaboticabal-SP, onde iniciou as atividades em 1971. Foi Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de PG em Produção Vegetal (1977/79) e Entomologia Agrícola (1995/97, 99/01). Participou do primeiro Conselho Universitário da UNESP (1977/79) como representante dos Professores Livre-docentes. Diretor da revista “Científica” (1975/78 e 1980/82). Diretor da Faculdade de Engenharia, UNESP de Ilha Solteira-SP (1985/89). Foi também professor e orientador nos Cursos de PG na ESALQ-USP, Piracicaba (1977/81), na FFCL-USP, Ribeirão Preto (1983/98) e na FCA-UNESP, Botucatu (1990/96). Na SEB foi Editor dos Anais (atual Neotropical Entomol.) (1976/78), Editor do Informativo (1976/84), Presidente do Conselho (1984/91), membro da Comissão de Redação (1991/95), membro do Conselho (1995/98), Editor adjunto (1997/98). Atuou com ênfase em resistência de plantas a insetos. Publicou mais de 150 artigos em revistas, 200 resumos em Congressos, alguns capítulos e os livros “Princípios de Entomologia” (1977/79/91) e “Princípios de Resistência de Plantas a Insetos” (1978/92). Foi Pesquisador 1A do CNPq e membro de seu Comitê Assessor em Agronomia (2001/03). É sócio fundador da SEB.

1975/1978 - Milton de Souza Guerra

1975/1978 - Milton de Souza Guerra

Foi professor titular do Departamento de Fitossanidade da FAEM/Pelotas-RS, onde exerceu a função de chefe de departamento. Contribuiu para o desenvolvimento do Receituário Agronômico, participando com vários capítulos do glossário Fundamentos do Receituário. Publicou o Manual de Inseticidas e Acaricidas - Aspectos Toxicológicos. Recebeu o Diploma de Cidadão de Tucuman – Argentina (1971). Aposentou-se em 1991.

1972/1975 - Pedrito Silva

1972/1975 - Pedrito Silva

Foi Chefe da Seção de Biologia do Instituto do Cacau da Bahia e Assessor Científico da Diretoria CEPEC/CEPLAC, em Salvador. Suas pesquisas foram voltadas principalmente para os insetos associados ao cacaueiro e seus produtos. Foi premiado pelo Congresso Nacional (1949) e pelo Ceplac pelos 30 anos dedicados à cacauicultura baiana (Medalha de Ouro, 1968). Faleceu em 23/12/1990.

Fale Conosco

Rodovia GO-462, Km 12 | Santo Antônio de Goiás – GO

Caixa Postal: 179

CEP: 75375-000

telefone: +55 (62) 3533-2206

e-mail: secretaria@seb.org.br

ou preencha o formulário em nossa página de contato

Galeria de Fotos

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter, fique por dentro de tudo o que acontece na SEB e receba também informações sobre Eventos, Cursos e Notícias.